Pula a fogueira Ioiô, pula a fogueira Iaiá!


Sempre gostei de Festas Juninas, a comida é uma delícia, é do tipo que te traz aconchego, a temperatura que faz as pessoas se juntarem, o frio é um grande aglutinador de pessoas, a música da um ar de interior muito bom, alguma coisa da fazenda, traz a identidade do país.

Pensando como futuro profissional de marketing as Festas Juninas são uma oportunidade maravilhosa de juntar a tradição e a cultura nacional com os momentos de observação mercadológicas e de pesquisa sobre atitudes e gostos do consumidor. As festas juninas estão se tornando produtos turísticos e muitas cidades brasileiras estão investindo nesse patrimônio cultural.

No Estado da Bahia o São João vem crescendo a cada ano, são mais de 400 municípios oferecendo comidas, música e dança, justamente no mês em que se registra a menor ocupação hoteleira em todo estado. As atrações vão desde grupos regionais até atrações nacionais como Leonardo, Alceu Valença, Mastruz com Leite e Aviões do Forró, dentre outros. Sem contar com as diversas manifestações populares como a quadrilha, brincadeiras e comidas típicas.

O São João da Bahia é a maior festa regional do Brasil. Para alcançar o objetivo de crescimento do São João na Bahia, o trabalho de divulgação da festa avança país afora, são produzidos peças de divulgação desde o convite ao outdoor para que o potencial turístico em torno dos festejos seja aproveitado plenamente.

Veja abaixo as peças de divulgação criadas para o São João da Bahia:


O São João será realizado nos 417 municípios baianos, mas a campanha visa atrair visitantes para as cidades consideradas portões de entrada, como Salvador, Ilhéus e Porto Seguro. Além destas, foram incluídas Bom Jesus da Lapa e Lençóis, que este ano voltaram a receber voos regulares.

Para atrair os turistas, o Estado fechou parceria com 27 operadoras de turismo em todo Brasil, que já estão vendendo com preços especiais os pacotes turísticos para o São João da Bahia. No ano passado, apenas uma empresa (CVC) divulgou a festa junina do estado, comercializando 19 mil pacotes, sete mil a mais do que em 2007. Haverá também promoções especiais com as companhias aéreas Azul, Trip e Webjet.

De acordo com o secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, a campanha de divulgação da festa junina baiana se concentra na região Sudeste, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Este ano, a divulgação se estendeu para Alagoas e Sergipe. A campanha também visa o público interno do estado baiano.

A maior festa regional do Brasil. Assim é o São João da Bahia. Uma festa do tamanho do Estado. São 417 cidades em festa ao mesmo tempo. De Norte a Sul, não há um só município sem as músicas, as comidas e as bebidas típicas. Do forró pé-de-serra aos grandes shows, qualquer um pode entrar na dança e viver o clima do autêntico São João. É só chegar e escolher seu par, pois a festa não tem hora para acabar. Para saber mais sobre as atrações de cada cidade visite o site www.saojoaobahia.com.br