Heineken muda logotipo depois de 10 anos






logo cervejaria

logo institucional

Depois de apresentar a mesma identidade visual por 10 anos, a Heineken adotará um novo logotipo.

O novo logo será utilizado em todas as publicações corporativas, materiais impressos e no site corporativo. A identidade visual e o design da cerveja Heineken se mantêm inalterados. A ideia é que o consumidor possa distinguir o nome da empresa e a marca da cerveja.

O projeto, desenvolvido pela agência holandesa VBAT, traz uma identidade visual reprojetada, em que o nome da companhia é apresentado em letras maiúsculas complementadas por uma estrela estilizada vermelha, acima da letra “H”.

A primeira e a última letra da empresa mostram leves curvas. As cores principais permanecem as tradicionais: vermelha, verde e prata.

"A nova identidade diferencia a empresa da marca Heineken, refletindo melhor quem somos hoje e a companhia que pretendemos ser amanhã", diz Jean-François van Boxmeer, presidente do Conselho Executivo e CEO da Heineken.


Arte de Portas Abertas

Lá vem o bonde! É o Arte de Portas Abertas


A cidade do Rio de Janeiro possui um bairro muito charmoso chamado Santa Teresa, que se situa em cima de um morro com o mesmo nome, bem ao lado do centro da cidade, de onde se pode ter uma das vistas mais belas da cidade. Conhecido por abrigar artistas, artesãos e similares há 11 anos vem levando ao grande público o evento “Arte de Portas Abertas”, onde seus moradores abrem as portas de suas casas para que possam expor suas obras.

No último dia 10 de julho do corrente ano fui convidado a me aventurar pelas ruas do Bairro de Santa Teresa e conhecer de perto o Santa Teresa de Portas Abertas, um evento sem igual na cidade que foi criado em 1996 por iniciativa da ONG Viva Santa. Santa Teresa é um bairro povoado de muitos artitas, de vários gêneros e este evento que ja está na sua 21ª edição faz com que os artistas mostrem o seu trabalho sem sair de casa e permite que milhares de pessoas possam tomar o bonde pela primeira vez. Com o olhar voltado para a apreciação de várias modalidades de artes visuais, o Rio de Janeiro redescobriu sua joia com toda a sua vocação. Santa Teresa é uma cidade de interior no centro geodésico da megalópole, um bairro histórico, com arquitetura preservada e característica que conferem a ele um grande potencial cultural.

Curioso que sou, fui me aventurar por esse bairro que é considerado um brinquedinho, uma teteia, algo muito delicado e pude perceber ainda que este evento abriu um leque de possibilidades para os artistas na área de artes visuais inclusive no ramo do design, oferecendo acesso a cinema, à boa literatura, saraus, espaços culturais e etc. Confira as fotos desse passeio cultural!!










Uma política cultural independente que conta com a ajuda dos moradores em função de renovar culturalmente a charmosa Santa Teresa. São quase 70 artista, espalhados em 38 ateliês além das exposições que rolam nos museus e centros culturais pela redondeza.


Pula a fogueira Ioiô, pula a fogueira Iaiá!


Sempre gostei de Festas Juninas, a comida é uma delícia, é do tipo que te traz aconchego, a temperatura que faz as pessoas se juntarem, o frio é um grande aglutinador de pessoas, a música da um ar de interior muito bom, alguma coisa da fazenda, traz a identidade do país.

Pensando como futuro profissional de marketing as Festas Juninas são uma oportunidade maravilhosa de juntar a tradição e a cultura nacional com os momentos de observação mercadológicas e de pesquisa sobre atitudes e gostos do consumidor. As festas juninas estão se tornando produtos turísticos e muitas cidades brasileiras estão investindo nesse patrimônio cultural.

No Estado da Bahia o São João vem crescendo a cada ano, são mais de 400 municípios oferecendo comidas, música e dança, justamente no mês em que se registra a menor ocupação hoteleira em todo estado. As atrações vão desde grupos regionais até atrações nacionais como Leonardo, Alceu Valença, Mastruz com Leite e Aviões do Forró, dentre outros. Sem contar com as diversas manifestações populares como a quadrilha, brincadeiras e comidas típicas.

O São João da Bahia é a maior festa regional do Brasil. Para alcançar o objetivo de crescimento do São João na Bahia, o trabalho de divulgação da festa avança país afora, são produzidos peças de divulgação desde o convite ao outdoor para que o potencial turístico em torno dos festejos seja aproveitado plenamente.

Veja abaixo as peças de divulgação criadas para o São João da Bahia:


O São João será realizado nos 417 municípios baianos, mas a campanha visa atrair visitantes para as cidades consideradas portões de entrada, como Salvador, Ilhéus e Porto Seguro. Além destas, foram incluídas Bom Jesus da Lapa e Lençóis, que este ano voltaram a receber voos regulares.

Para atrair os turistas, o Estado fechou parceria com 27 operadoras de turismo em todo Brasil, que já estão vendendo com preços especiais os pacotes turísticos para o São João da Bahia. No ano passado, apenas uma empresa (CVC) divulgou a festa junina do estado, comercializando 19 mil pacotes, sete mil a mais do que em 2007. Haverá também promoções especiais com as companhias aéreas Azul, Trip e Webjet.

De acordo com o secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, a campanha de divulgação da festa junina baiana se concentra na região Sudeste, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Este ano, a divulgação se estendeu para Alagoas e Sergipe. A campanha também visa o público interno do estado baiano.

A maior festa regional do Brasil. Assim é o São João da Bahia. Uma festa do tamanho do Estado. São 417 cidades em festa ao mesmo tempo. De Norte a Sul, não há um só município sem as músicas, as comidas e as bebidas típicas. Do forró pé-de-serra aos grandes shows, qualquer um pode entrar na dança e viver o clima do autêntico São João. É só chegar e escolher seu par, pois a festa não tem hora para acabar. Para saber mais sobre as atrações de cada cidade visite o site www.saojoaobahia.com.br

O Boticário


Primeiramente confesso ter ficado assustado com a notícia, porém fui averiguar e vi que não se tratava do que estava pensando. Quando li a chamada pensei que ‘o Boticário’ tinha mudado novamente sua marca, e pensei comigo mesmo mas estão mudando DE NOVO? Não, a ‘nova’ logo é para a marca e não para o grupo. Marca na qual gostei muito (grupo) assim como toda a sua identidade visual. Engraçado que no site do grupo não consta esta ‘novidade’ ainda.

Confira abaixo a evolução da marca:





‘O Boticário apresentou na quarta-feira (23 de março) sua nova marca. A rede de franquias já havia mudado sua marca diversas vezes ao longo dos 34 anos – mas essa é a primeira vez que o verde deixa de ser a cor padrão da marca. Além disso, foi criada nova tipografia – a letra B aparece floreada e irá representar o “selo” da empresa. O sublinhado sai do logotipo, que passa assumir várias cores, dependendo do uso.

Segundo Katya Hochleiner, Gerente Executiva de Marketing de O Boticário: "A logomarca quer transmitir beleza, alegria e sofisticação acessível. A logomarca anterior não entregava isso, e trouxemos evolução / modernidade / organicidade /conforto através das letras, mantendo um pé na tradição, que é representada pelo monograma ( a letra B com os “florais”, que são as linhas sinuosas, em linguagem de caligrafia – que traz em sua origem grega o significado de escrever com beleza). As variações de cores trazem alegria. Além disso, é importante notar, se diferencia de uma série de followers que surgiram no mercado."


A criação da nova marca é da FutureBrand. A primeira loja a ter o novo logotipo na fachada é a do Morumbi Shopping, em São Paulo. Os primeiros produtos com a nova marca chegam às mais de 3 mil lojas do Boticário em 11 de abril. A transformação da comunicação visual nos pontos de venda e nos produtos ocorrerá de forma gradual.’

A partir de domingo, vai ao ar uma campanha institucional, assinada pela AlmapBBDO, composta por filme de 90 segundos – que estreia no intervalo do programa Fantástico, da Rede Globo – anúncio para web e impresso sequencial para revistas. A campanha recebeu investimentos de aproximadamente de R$ 40 milhões.

O perfil das consumidoras do Boticário apurado nessas pesquisas mostrou mulheres com atitude, vibrantes, que querem sempre mais e contagiam as pessoas ao redor com seu alto astral e otimismo. Que acreditam na beleza e, por isso, se cuidam. Que se destacam sem exageros, mas com sua espontaneidade. Que equilibram valores profissionais e pessoais e buscam a harmonia.



O Slogans

A vida é bonita, mas pode ser linda. (2011)
Acredite na beleza. (2008)
Você pode ser o que quiser. (2005)
Natural do Brasil.
A natureza em frascos.
Joy of Life.
(internacional)



“Percebemos que as pessoas têm orgulho de presentear com produtos do Boticário. Para elas, a marca representa a sofisticação acessível, próxima e sempre alinhada às tendências, o que lhes garante estarem sempre conectadas à moda. Esse valor agregado que o Boticário carrega é, sem dúvida, resultado dos 34 anos de experiência no segmento de perfumaria e cosméticos e da proximidade cada vez maior com nossos consumidores ao longo de todo esse tempo”, afirma a diretora de Marketing e Vendas do Boticário, Andrea Mota.

(Fonte Embalagem Marca)








Rio 2016

O logo oficial das Olimpíadas 2016, a ser realizada no Rio de Janeiro, está “dando o que falar”. Apresentada oficialmente pelo Comitê Olímpico Brasileiro – COB no Reveillon, já despertou simpatia e antipatia em muitos, além da discussão sobre o possível plágio ou influência criativa de outras obras. Essa discussão acentuou o buzz espontâneo sobre a marca, na internet.


O logo possui, como elemento visual importante a presença da profundidade e das três dimensões,(3D) que reforçam o contexto do prazer óptico estudado na Gestalt em sua teoria da Percepção Visual (proximidade, continuidade, figura, fundo, unidade, preenchimento, segregação, semelhança e simplicidade). Ainda, sob o mesmo raciocínio, a teoria reforça o prazer associado a facilidade do entendimento do elemento. No caso específico do logo acima, esse aspecto fica nítido ao condicionamento do entendimento na união de pessoas em um movimento de alegria (direcionado pelas cores). Outras associações, na minha opinião, são pessoais e de maior tempo de análise e instrospecção à figura, que nao fulgura na análise da grande massa de observadores. Ainda, os adjetivos “bonito” e “feio” são percepções pessoais que cada cidadão possui sobre o ícone e seu conjunto harmônico criado, ou seja, devem ser respeitados mas com a reserva de caráter particular, de indivíduo para indivíduo. Ao peso do “plágio”, ao meu entendimento, recaem as obrigações legais e punitivas que subentendem o significado da palavra e por ora, devem ser cuidadosamente analisadas antes de repetirmos acusações e injustiças com quem quer que seja, no caso, agência Tátil Design (responsável pela criação).

Confira vídeo da apresentação oficial do logo para os jogos de 2016.

http://www.youtube.com/watch?v=hyD23USguBU&feature=player_embedded

O blog Mono Design exibe material muito interessante, sobre o processo de criação da marca, com entrevistas do pessoal da Tatil Design. Ao contrario da marca da Copa do Mundo 2014, desta vez a criação e´acessivel ao publico, permitindo um melhor entendimento das razões que levaram a essa escolha.

Escolhida por unanimidade por uma comissão de 12 membros, a marca escolhida para representar os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro foi criada pela agência Tátil, que venceu outras sete finalistas. O processo de seleção reuniu 138 escritórios brasileiros de design e branding. O briefing para a marca dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016 era extenso: energia contagiante, diversidade harmônica, natureza exuberante e espírito olímpico.

Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro, a marca escolhida tem estética "inovadora e criativa" e classificou o desenho como leve, que dá espaço à imaginação, com a visualização do sol, da praia e da montanha, que compõem o cenário carioca, além de representar pessoas de mãos dadas num formato que lembra o Pão de Açúcar e traduz com inspiração o espírito olímpico e seus atletas, sentimentos e aspirações, tornando uma marca essencialmente humana.


Elianne Jobim e Rodolfo Capeto, ambos designers e professores ESDI da Uerj, afirmam que o trabalho realizado traz aspectos que o situam numa linhagem do design atual: o encantamento das curvas, a ilusão de tridimensionalidade e gradações abstratas de cor. Uma marca tem o poder de concentrar simbolicamente o evento, além de todo o conjunto de elementos que demonstrará a consistência da opção pelo design: dos equipamentos aos pictogramas, da sinalização aos mapas.

O processo de criação

A agência Tátil reuniu uma equipe multidisciplinar no Rio e em São Paulo com mais de 40 pessoas participando do processo, entre estrategistas, designers e redatores. Após investigarem o universo da marca e suas edições anteriores, outras competições e eventos internacionais, fizeram brainstormings para descobrir sua essência, seu propósito e como criar expressões e experiências relevantes.



segue a defesa da marca, pela própria agência Tátil:

A atmosfera da nossa paisagem se reflete na marca e na sua paleta de cores. O amarelo é feito do sol e da nossa essência calorosa, viva, alegre. O azul tem a fluidez da água que nos cerca e do nosso jeito descontraído de levar a vida. O verde traz nossas florestas e a nossa esperança, a visão sempre positiva e otimista que nos permite ir mais longe.

Juntos, diferentes países, atletas e povos se abraçam num movimento individual e coletivo que, num segundo olhar, revela um dos nossos cartões postais. Um Pão de Açúcar vibrante, que balança num gingado feito de alegria, união, celebração e amizade.

Essa forma sai do papel e ganha uma perspectiva tridimensional, com volumes, recortes. Relevos que desenham na nossa imaginação a topografia da cidade. Uma marca–escultura, infinita, que ganha texturas, vira forma, objeto. Uma marca lúdica, feita para ser experimentada.

O logotipo expressivo, gestual, com as letras interligadas de forma fluida, reforça o desejo de união e a essência humana e acolhedora da marca, traduzindo a simpatia carioca. O desenho tipográfico exclusivo combina excelência e leveza, inspiração e atenção aos detalhes de modo único e proprietário.

Inspirada pela natureza do Rio, dos atletas e das pessoas, a marca Rio 2016 dos Jogos Olímpicos convoca à união, acende a vontade e o desejo de fazer juntos, de compartilhar saberes e talentos, de somar nossas forças e nossas aspirações para viver, realizar e transformar o presente e o futuro a partir de uma visão sustentável.

"É uma marca que transborda união, transformação, paixão e energia. É uma grande rede coletiva em movimento, um convite e uma inspiração para o Rio e para o mundo"